quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Como armazenar materiais de construção

OI Gente, tudo bem?

Estava aqui pensando como poderia ir armazenando em casa o material de construção.
Conversando com meu engenheiro , ele não recomenda comprar material e deixar estocado por mais de três meses. Mas queria justamente deixar por mais de três meses, pois se comprar o material muito antes de construir, quando chegar na etapa de construção já terei bastante material, assim vou gastando meu dinheiro mensal e a grana que já está guardada fica para ser usada no acabamento e com pedreiro.
 
Os planos mudaram por aqui, começaremos a construir somente em Setembro de 2017 e não mais esse ano. Mas queria muito chegar com todo o material para a construção, ir comprando todo mês.
Conheço muitas pessoas que fizeram isso e não tiveram problemas com o material estocado.
Então pesquisei a melhor forma de estocar cada material em casa. Vamos começar a comprar e guardar a partir de fevereiro.
Bora conferir?
 
 
A Areia deve ser estocada no canteiro de obras, devidamente cercada por madeiras e coberta com lona de plástico. Eu particularmente  comprarei a areia somente no momento da construção, não aconselho estocar por tanto tempo. Acho que se perde muito. Ainda mais que tenho muitos cachorros, eles adoram areia e barro, sempre reviram tudo rsrs.
 
 
 
O cimento por ser um material perecível (estocagem de 30 dias) , estraga se ficar em contato com umidade. Forrar o lugar onde vai colocar os sacos para evitar a umidade do solo. Deve empilhar em local fechado e seco, sem retirá-los de sua embalagem.
Deve estar em local seco e afastado da parede no mínimo 30 centímetros, e sempre sobre estrados de madeira, empilhando no máximo 10 sacos.
Cimento é outro material que vamos ir comprando conforme a demanda.
 
 
 
Tijolos e blocos devem ser cobertos com uma lona. Empilhar de forma que não ultrapasse 1,50 m de altura. Tijolos aparentes devem ser empilhados sobre um tablado de madeira.
Acredito que tijolo dá para armazenar por mais tempo, cuidando para não quebrá-los.
 
 
 
O cal assim como o cimento também é perevícel (estocagem de 30 dias). Deve ser guardado em local fechado, longe de umidade.
Também compraremos conforme a demanda.
 
 
Guarde as barras com o mesmo diâmetro juntas.
Podem ser armazenadas em locais abertos, se não ficarem expostas por muito tempo (até 90 dias).
Não coloque-as em contato com a terra. Armazenar sobre estrado de madeira, altura mínima de 7 centímetros em relação ao piso.
Segundo meu engenheiro não é bom deixar aço armazenado por muito tempo, ele oxida. Enferrujado  um pouco não tem problema, é até bom. Ele recomenda comprar uns 2 ou 3 meses antes.
 
 
Tubos e conexões devem ser separados de acordo com o tipo e nunca deixá-los expostos ao sol. A altura máxima de empilhamento não deve ultrapassar 1,80 m. Não se deve colocar um tubo dentro do outro para economizar espaço.
As conexões devem ser mantidas fechadas na embalagem para evitar extravios.
 
 
 
Materias elétricos devem ser guardados em local fechado, separando-os por itens.
 
 
 
 
Meu engenheiro recomenda somente comprar agora Hidráulica, torneiras, registros, material elétrico em geral. Segundo ele isso não tem problema ser estocado por bastante tempo.
 
Porém, para mim isso entra na parte de acabamento, preciso é comprar o bruto da construção.
Pretendia começar a estocar em Fevereiro, mas até Setembro são 7 meses. Algumas lojas de construção guardam o material para o cliente por até 60 dias.
Penso que tijolo daria para comprar sem problemas, tomando os devidos cuidados.
Ferros compraria somente 3 meses antes mesmo. Agora, areia, cimento e cal somente conforme for a demanda.
Tubos também compraria uns meses antes, 2 ou 3 meses.
 
 
 
Vizinhos, alguém estocou material por bastante tempo?
Como fizeram? Tiveram problemas com a qualidade do produto?
 
 
 
 
 
 
Bjos da Adri
 
 

8 comentários:

  1. Eu adorei as dicas, e também acho que se comprar antes e preservar de maneira adequada, não teria problema. O segredo é a conservação vizinha. Nunca estoquei mas a ideia de estocar adorei! É bom que não fica pesado comprar tuuudo de uma vez. Quando fizer, mostra para a gente :D

    Beijocas, bezinha! 😍 do ♡ Casal Be&Be 💑

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Be,
      Pode deixar que mostro todos os detalhes.
      Bjos

      Excluir
  2. Oi Dri!!! Então eu fiz o muro em dezembro de 2015, e compramos errado a quantidade de tijolos, que deu para construir 70% da casa, e um monte de treliça, e saco de cimento e cal, mas foram poucos. E como a rotatividade é grande, o deposito de construção da nossa cidade guardou para gente até abril de 2016, e não cobraram nada.O que não podem guardar é janela, portas, pisos, etc. Muito interessante o seu post!!! Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Amanda,
      Nossa guardaram por bastante tempo, aqui guardam por no máximo 60 dias.
      Bjos

      Excluir
  3. Olha, se for estocar material essas dicas precisam ser seguidas a risca, senão acaba sendo dinheiro perdido. Trabalho em uma construtora e sempre dá problema quando os almoxarifes deixam tudo jogado, pode quebrar, passar do prazo de validade ou até comprar algum material que já existe no estoque mas ninguem sabe onde!

    https://aprimeiracasaninguemesquece.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, seguir a risca e tomar todos os cuidados, não deixar virar uma bagunça também.Precisa ter muita organização.
      Volte sempre.
      Bjos

      Excluir
  4. Muito legal essas dicas. Aqui a gente tá comprando aos poucos conforme vai precisando... mas se precisar estocar algo, vou correr aqui pra ver... Afinal, um grão de areia na obra é dinheiro né...

    Beijooos

    embuscadeumcantinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinta-se a vontade no blog rsrs, apareça sempre hehe.
      Bjos

      Excluir