sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Financiar ou construir com recursos próprios?

Oi Vizinhos,

Desde quando decidimos construir, tinha em mente construir com recursos próprios.
Só de pensar em ficar anos pagando me dá calafrios.
Maaasss, eu sei que com recursos próprios será mais demorado, pois vai fazendo conforme for entrando grana. Temos uma grana guardada, que acredito dar para subir os dois andares e pagar o pedreiro (vamos pagar somente para fazer a estrutura) de resto marido e sogro fazem (subir paredes, rebocar...) . Aí precisaremos de grana para o acabamento. Minha ideia é ir comprando o material e estocando em casa, assim não uso a grana que tá guardada, usando apenas para o acabamento.
De qualquer forma penso que a obra será demorada.
 
Aí como sou muito ansiosa, imediatista, quero tudo para ontem rsrs, quando ver a obra parada vai começar a coçar a mão. Penso se não vou acabar fazendo um financimanto para terminar.
Eu digo hoje, que NÃO. Nem pensar em financiamento.
 
Quero saber dos vizinhos, como estão construindo, com recursos próprios ou financiamento?
Se recursos próprios, quanto tempo estão construindo? Como se organizam com a grana?
Se financiamento, quais os trâmites? Vale a pena mesmo com os juros?
 
Vamos começar a construir ano que vem em Setembro, até lá espero já ter comprado todo o material bruto para subir a casa.
Deixando apenas faltar o acabamento. As vezes parece que é tão fácil e barato hahahahaha.
Quero saber das vizinhas que já estão construindo, qual a realidade? Parece simples mas acredito que seja tudo tão caro, afinal, compramos sempre em grande quantidade e no final da obra qualquer maço de prego vira uma fortuna.
 
 
 
Bjus Adri
 
 
 

28 comentários:

  1. Adri, no meu caso o financiamento nem era um opção por ser construção em área rural.... a única opção era recurso próprio... eu tbm pensei que levaria um tempão pra terminar. Nosso caso é como o seu... a gente tinha um dinheiro guardado que vai dar pra subir e cobrir, e nesse meio tempo estamos guardando mais pra poder fazer o acabamento... Tudo está correndo dentro do planejado... e se tudo colaborar, teremos 8 meses de obra (minha casa é pequena)....
    Se vc tem a possibilidade de construir com seu recurso, mesmo que demore mais, nem pense no financiamento.... Quer dizer, minha opinião né... rsrsrs cada vez que começo a ter crise pq vai demorar, eu penso que quando mudar pra minha casa não terei nenhuma dívida e se tiver, vai ser coisa pouca....

    Beijooos

    embuscadeumcantinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thatha.
      Penso exatamente como você, é tão bom terminar a casa e saber que não deve nada ( da construção ), pq certamente terá umas continhas com movéis hehe.
      Só de pensar em ficar anooosss pagando um financiamento e saber que com o juros você constrói outra casa, isso me motiva ainda mais para guardar dinheiro rsrs.
      Bjos.

      Excluir
  2. Bom dia Adriana, primeiramente não compre materiais que podem estragar deixando os guardado como cimento, cal, argamassa, por exemplo estes materiais tem validade curta.
    Nós estamos construindo com recursos proprios, já tínhamos o terreno, e começamos em maio de 2015, quando chegou na fase de acabamentos que foi em Abril deste ano, estamos indo devagar. Hoje no nosso sobrado falta os porcelanatos do chão ( que já compramos, mas vamos instalar só em Janeiro ou Fevereiro), falta a elétrica que o eletricista ira daqui um mês passar os fios para fazer o gesso, e falta ainda os vasos, os metais e a pintura, acredito que lá por Julho do ano que vem vai estar praticamente pronta por dentro, faltando apenas o muro da frente e calçadas, vamos ver como vai até lá, entendo a tua ansiedade, mas vai com calma por que construção é uma caixinha de surpresa e surge muitos gastos que você não planejou, hoje nosso m² já esta em 1100 e não fizemos nada do que citei acima, então acredito que vai girar em torno de 1400, claro que isso depende muito do acabamento e a região ( que acredito ser a mesma devido que estou uns 100 km de Joinville), mas neste caso digo de um acabamento médio, até por que na minha casa tem dois banheiros e um lavabo.
    Eu não sei te dizer sobre financiamento, sempre leio nos blog para saber um pouco mais para aprender um pouco, mas nem sei muita coisa
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Ah sim, cimento, cal, argamassa, nem pensar em estocar, são perecíveis. Imagino que também leve uns 2 anos para construir, ou até mais. O acabamento aqui também será médio, na minha casa também são 2 banheiros e 1 lavabo. Menina quando multiplicamos o valor do m² pela metragem da casa dá até uma aceleração no coração hahahaha.
      Bjoo

      Excluir
    2. é, mas é isso mesmo guria hahaha

      Excluir
  3. Oi Adriana!!! No meu caso o financiamento foi muito bom...Vendi minha casa em Ribeirão Preto,e quitei o terreno,e paguei toda a documentação que não ficou barata,e ainda sobrou dinheiro E a nossa intenção era tentar juntar dinheiro para construir por conta própria, tanto que em Dezembro de 2014 construímos o muro com recursos próprios, e os R$10.000,00 que eram previstos acabou se tornando quase R$15.000,00,o pedreiro pediu material a mais...Isso sem contar os gastos com a casa,e nessa época fiz uma FIV,e foram muitos gastos quase R$20.000,00,e pagando aluguel,e mesmo assim tentei guardar dinheiro, e daí não teve jeito e fomos atrás do financiamento,mas o correspondente somente enrolou a gente por quase 1 anos,e nesse tempobo ano passado tive que fazer mais exames e tratamentos,e gastei mais de R$15000,00.Quando foi em dezembro de 2015 mudei de correspondente, e em Janeiro levei tudo,mas não estava esperançosa, e decidimos viajar para Gramado,e foi muito bom,gastei pois já estava achando que ua viver de aluguel, e foi R$6000,00,mas foi uma viagem maravilhosa.Em Março saiu o financiamento, e tínhamos uma reserva,mas tivemos problemas com o primeiro pedreiro,e foi triste pegar um tanto da reserva e dar para ele.Nossos pedreiros foram bons e em 4 meses estava pronta,mas perdi um mês por causa do pintor Nesse tempo da construcao fiz outra FIV e gastei em torno de R$14.000,00. A construção com muita coisa que não estava ni financiamento ficará em R$220.000,00,mas a casa completa até com os armários.O financiamento para a construção R$210.000,00...e em Janeiro vamos pagar uma parte com o FGTS, e pretendemos quitar em 8 anos. Eu gastei quase R$20.000,00 com documentação, nas acho que valeu muito a pena,e juntar dinheiro para a construção ia fazer a gente parar várias vezes,e esses retornos fica cara a mão de obra,e daí a gente poderia ficar mudando de ideia,e a obra ficaria mais cara.Essa foi a minha história!!!Muitos gastos, então não teria como construir por conta própria. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      O que é FIV ? Não entendo nada de financiamento hehe.
      Ah mais no teu caso até eu faria, quitar um financiamento em 8 anos é belezinha, no meu caso jamais conseguiria quitar em 8 anos, aí penso nas parcelas por muitos anos e no tanto de juros.
      Obrigada por compartilhar conosco :)
      Bjoss

      Excluir
    2. Por que jamais conseguiria quitar em 8, sendo que teria recursos para fazer por conta?

      Excluir
    3. Quanto menor o tempo, maior é o valor da entrada , tipo não tenho 100 mil para entrada. Se oferecer uma entrada menor, a parcela aumenta muito.
      Nas minhas simulações fica tudo muito exorbitante rsrs. Mas agora me bateu uma curiosidade de verificar direto na caixa como poderia ser feito, pois a principio só preciso financiar o material .

      Excluir
    4. Mas também calculei o valor dos juros e fica o dobro do valor,muito dinheiro, desanima. Prefiro ficar 2 anos construindo rsrs

      Excluir
    5. Adriana você não pode pensar em juros a longo prazo,se você fizer os cálculos você não faz o financiamento. A minha casa em RP paguei R$20.000,00 é financeiro R$140.000,00,e pagava em torno de R $1400,00 de parcela, e quando estava de aluguel R$600,00 é foi um imenso saldo...Morei 4 anos nessa casa,e vendi quitandobo a dívida com a venda e tive R$100.000,00 de lucro...Depois termino de escrever atrasada...

      Excluir
    6. Eu imagino que financia em 420 meses, mas economizando diminuir o prazo pra 96... pagando mais parcelas

      Excluir
    7. Oi meninas desculpe escrever esse tanto!!!rsss...Então se eu não tivesse conprado a primeira casa financiada não teria o terreno e nem uma parte do dinheiro de giro da construção para não ficar no sufoco. ..Ficamos, por uma semana,mas Graças a Deus deu certo.

      Excluir
    8. Ana quando se organiza da super certo o financiamento. ...Não utilizamos o FGTS,e a entrada foi o terreno,pois está quitado.

      Excluir
  4. ADOREII O TEMA, e eu pensando que as minhas vizinhas todas faziam financiamento hehe.
    Eu sei que eu vou dar o meu sangue por cada tijolinho, financiamento nunca, não entro nessa furada, ou guarda dinheiro ou guarda dinheiro, isso se aplica ao meu caso claro, minha opinião. Vou dar meu tudo pelo meu lar, vou dar muito mais valor.

    Como conseguimos dinheiro? Fazemos excursões universitárias para outros estados, uma viagem de um final de semana para minas rende um lucro muito bom, considerando que cada passageiro (42 exatamente) paga R$380 enchemos um ônibus inteiro. A nossa carta na manga são as viagens, elas que vão bancar o meu chalézinho, vou pagar ele e tudo a vista, sem dividas e ainda recebo desconto. E exijo ter tudo do bom e do melhor porque vou batalhar por isso.

    Mas claro, vamos estabelecer uma meta 10 viagens durante o ano que vem aproveitando feriados porque esse ano os feriados não caíram em dias bons, assim a procura cai um pouco. Mas sabe como são esses universitários, são bem festeiros, eles adoram e eu fico feliz nessa história toda.
    Beijocas, bezinha! 😍 do ♡ Casal Be&Be 💑

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Be. Então Be, sei que vamos precisar cortar muita coisa e fazer uma grana extra de alguma forma para dar conta, pq certamente vai muito dinheiro. Mas sabe, penso como você, financiamento nunca, por enquanto penso assim rsrs.
      Que bacana as viagens, boa sorte e que tenha muitos passageiros.
      Bjos

      Excluir
  5. boa tarde vizinha!
    Ainda não estamos construindo mas quando chegar a hora não será por financiamento, os juros são altos demais.

    Beijos!

    https://aprimeiracasaninguemesquece.blogspot.com.br/2016/10/cozinha-rosa.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vizinhaaa.
      Então menina, penso nesse tal de uros é muito alto, o valor final dá para fazer outra casa oo louco rsrs. Aqui desde o inicio decidimos por recursos próprios.
      Bjos

      Excluir
  6. Oii Adriana, tambem penso em construir futuramente, mas pretendo fugir desses financiamentos abusivos. Vamos fazer alguns extras para poder evitá-lo ao máximo.
    Muito bom o post e ver os comentários!
    Beijos
    www.ideiasemcasa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia.
      Tenho um exemplo bem próximo, meus sogros construiram com recursos próprios, e nem grana guardada tinham, tipo, entrava grana comprava o material. A casa tem quase 80 m² e ele terminou em 2 anos, isso porque ficou desemprego um tempo e parou a obra. Ele mesmo construi ( já economiza na mão de obra ), ele só ia para a obra aos domingos .
      Bjos

      Excluir
  7. Oi Adriana, iremos fazer financiamento, pq nem daqui 30 anos conseguiríamos fazer a casa que planejamos por conta própria. Quando se fala de financiamento logo pensamos em juros abusivos como, por exemplo, o Construcard (juros mais de 3% ao mês)que a maioria utiliza. Mas o financiamento da Caixa na modalidade construção é muito bom! Juros de 10% ao ano, ou seja, menos de 1% ao mês, não acho abusivo de jeito nenhum. Ainda mais que começamos a pagar as parcelas só depois que a casa está pronta, antes disso somente os juros. Como o lote já é próprio ele fica como entrada, não precisamos pagar nada para começar (só a primeira fase da obra). Outro benefício é ter prazo para começar e terminar, tudo dentro de um cronograma, a obra nunca fica parada. Claro que sempre vamos guardar dinheiro e ir quitando a dívida aos poucos. Somos funcionários públicos não preocupamos com a crise. No mais é isso, estou na fase de aguardar a liberação da Caixa para começar a construir.
    Bjus

    construindoumamoradanolago.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Tati, obrigada por compartilhar conosco sua experiência, muito bacana ter vários pontos de vista. Eu também tenho o terreno, sempre que simulo aparece a opção do construcard e sempre pede entrada :(
      Bjos

      Excluir
    2. Quando simular vc coloca a modalidade "construção". No valor do imóvel será o valor: lote + o que irá gastar na construção, por ex: o lote custa 100 mil e vc precisa de 200 mil para construir vc coloca no valor do imóvel 300 mil, e na entrada vc coloca 100 mil, pq vc o lote fica alienado até a quitação do financiamento, ou seja, não tem que tirar dinheiro do bolso para entrada. Detalhe, o lote precisa estar com a escritura no nome de vocês. Qualquer dúvida vc pode me perguntar, bjus.

      construindoumamoradanolago.blogspot.com.br

      Excluir
  8. Oi Adriana,
    Também pretendo construir um dia, mas prefiro recursos próprios financiamento só em último caso.
    Sucesso nessa empreitada!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Line.
      Também penso assim, financiamento em último caso, mas bem em último mesmo rsrs.
      Bjos

      Excluir
  9. Oi no meu caso, já tive dois apartamentos financiados, e nao me arrependi, se nao fosse eles não teria nada hoje! E com o passar dos anos voce vai amortizando, e economiza varios anos ... Fica tranquila! Bom, espero começar a obra no segundo semestre deste ano assim como voce, minha esperança é vender meu apto, mas tá quase impossivel, se eu nao conseguir ... acho que vou partir pra CAIXA mesmo ... vamos ver !

    Bjus

    Amanda

    https://minhacasadochaoaoteto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee.
      Vejo que foi um investimento né, tomará que consiga vender, estou na torcida.
      Bjos

      Excluir