terça-feira, 24 de janeiro de 2017

M² Pedreiro

Oi vizinhos, como estão?

Começamos a fazer orçamento com pedreiros. Meu marido tem dois tios que trabalham como Pedreiro, um pediu R$ 250 o m² e o outro pediu R$ 280 o m². Além deles, encontrei outro no valor de R$ 260 o m² e outros acima de R$ 300 e R$ 400 o m². Claro que preferimos contratar alguém que já conhecemos o trabalho, além de ser da familia também, que dá mais confiança. A princípio estamos quase fechando com o tio  que pediu R$ 280 o m² . Trabalha muito bem. Geralmente cobra mais de R$ 300 o metro, aí pra gente tá dando esse descontinho. Então já consigo ter uma base de gasto com mão de obra. Minha casa tem 143 m², só a mão de obra fica na faixa de R$ 40.000,00 ( 280 * 143 ). Quase tive um infarto rsrs, é muita grana né gente?!
 
 
 
O que acham do valor cobrado? Em média quanto gastaram com mão de obra (pedreiro)? Sei que ainda terá outros gastos com mão de obra.
A princípio faríamos a estrutura e meu marido e sogro levantariam a casa, já não será possível, pois marido trocou o horário do trabalho (agora horário normal) e sogro começou a trabalhar, então vamos pagar o pedreiro para fazer tudo, entregar a casa pronta. Melhor também, apesar de gastar mais, sei que teremos algo de qualidade. Sempre pensamos em economizar, mas as vezes o barato pode sair caro. Assim um profissional fazendo tudo, tenho certeza que será muito feito.
 
Gente, alguém consegue mais ou menos me dar uma ideia de quanto gastaria com material? Só uma base mesmo. As casas dos vizinhos, quanto gastaram com material e quantos m² tem a casa? Sei que também varia muito de região para região.
Eu nem comecei a construir e já tô surtando, só o valor da mão de obra já me assustou. Aí começo a pensar em todo o resto, acabamento entre outros e aí surto de vez.
 
 
 
Ontem já me deu uma dor de cabeça terrível, imagina quando começar mesmo a construir rsrsrs.
 
Mas sei que no final tudo valerá a pena, cada novo cabelo branco ganho.
 
Bjus Adri

18 comentários:

  1. Oi Adriana, o meu metro quadrado foi 400,00 foi bem mais caro que o seu que vai sair por 280, então ai você economiza 17.160,00, como moramos perto com relação a material é muito relativo? você quer dizer com relação a casa toda ou só armar e cobrir?
    imagino que gastará uns 200 sacos de cimento x 25,00 = 5.000,00 ( eu gastei bem mais pq minha casa tem 197m²)
    Tijolo uns 2800,00
    cal 700,00
    laje 3800
    concreto usinado 5000,00
    telhas ? não sei rsrsrs uns 3000,00 ??
    madeira é relativo vamos chutar uns 4000,00
    calha ( vai bastante no seu já que é embutido) vai uns 4000,00
    ferro 6000,00
    areia e brita 2000,00
    hidraulica ( canos) 1500,00
    elétrica com acabamento 3000,00
    outros 1500,00
    total : 42.300,00

    Os acabamentos depende muito vou chutar mais ou menos oq gastei e dividir pra 143m²
    Revestimentos: 13400,00 mas pode ser que gaste bem mais ( eu gastei 18500,00)
    janelas pvc: 23.000,00 ( dividi pela metragem da sua casa) eu gastei 32000,00
    portas: 4.450,00 ( eu gastei 6.133,00)
    Gesso: 5800,00 ( eu gastei 8.000,00)
    pintura gesso teto: 1817,00 ( eu gastei 2504,00)
    porta garagem: 5000,00
    pintura interna: 8000,00
    pintura externa: 8500,00
    rodape 700,00 ( eu escolhi o da pormade 8,00 o metro linear)
    vasos sanitarios 1500 ( eu vou gastar 2.000,00) são três
    pedras ( granito, soleiras, boca da churrasqueira e nicchos sem fundo para os banheiros): 3.045,00 ( eu gastei 4.195,00)
    metais: 3.000,00 mas pode ser que gaste bem mais dependendo da suas escolhas
    louças 1500,00

    total de acabamentos: R$ 79712,00
    total parte bruta: 42.300,00
    total : 122.012,00
    total mao de obra: 40.040,00

    total geral: 162.052,00
    valor do metro quadrado: 1.133.23


    é uma estimativa os valores, pode ser pra mais ou pra menos, tenho certeza que esqueci de muita coisa :(


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Anaaa, nossa amei tua explicação. Acredito mesmo que para subir a casa vai em torno de 40 mil, e o acabamento aíiii lascou, sabemos que acabamento é bem mais caro. Ele está cobrando R$ 280 para fazer a casa toda, dois pavimentos, tudo pronto.
      Minha casa não será básica, padrão, mas também não será luxo, fica no meio termo. Então acabamento sei que gastarei, pois quero gesso, porcelanato entre outros.
      Mas é bem isso mesmo, meu engenheiro chutou uns 150 mil, material e mão de obra. Contando o que tenho, calculo que ainda me faltará uns 60 mil, talvez mais ou menos. Agora que surto de vez kkkkkk.
      Brigaduuuuu
      Bjoss

      Excluir
    2. De nada, o acabamento diz muito sobre a casa $$$, aqui as nossas janelas e o telhado foram os mais caros.
      De uma olhada no meu blog, não sei se vc ja viu, mas la tem os valores dos porcelanatos que eu peguei.
      o último que comprei agora pra garagem foi 39,90 o metro de primeira , é nesta faixa de preço, e ai em Joinville já dei uma pesquisada, não foge disso!

      Excluir
    3. Eu vi no blog, os valores aí são super parecidos com daqui.
      Ah sem dúvidas, o acabamento enobrece a obra :)

      Excluir
  2. ah esqueci
    hoje meu metro quadrado da casa já está em 1.228,42

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, Adriana!!
    Compreendo bem a sua preocupação e ansiedade, sobre a mão de obra encontrei valores entre R$250,00 até R$600,00 o metro quadrado. Já até comentei no blog que dois amigos de infância do irmão do meu marido que são empreiteiros ia cobrar R$1550,00 o metro quadrado da construção com tudo incluso, mas não ia ter o gesso, as janelas não seriam essas que comprei, e o piso o valor máximo R$39,00 o metro quadrado, a diferente eu teria que pagar, e pretendia fazer sobrado, o metro quadrado seria R$1780,00. Realizei os cálculos, e para 160m2 gastei R$1000,00 o metro quadrado, e com as taxas da CEF passou a ser R$1132,00. O pedreiro me cobrou R$300,00 a mão-de-obra, e tive sorte, pois ele é empreiteiro, então tinha dia que eu chegava em casa e tinha uns 10 trabalhando ...No seu caso que são sobrados irá compensar muito utilizar máquinas para a furação dos buracos das estruturas e cimento usinado para a fundação e laje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda. Empreiteira é caro, e ainda tem esses detalhes do acabamento. Prefiro um pedreiro autonomo mesmo, mais barato , tem dores de cabeça dependendo do pedreiro né, tem uma menina aqui no trabalho que também tá construindo, já trocou 4 vezes de pedreiro, imagina q dor de cabeça. Alguns manda embora, outros simplesmente abandonam a obra.
      Nossa até que o m² ficou bom né, acho que a minha ficará bem parecido com o seu em questões de valores do m².

      Excluir
  4. No meu caso, o pedreiro ia no depósito e realizava o pedido, e pagávamos um montante depois de 30 dias, e tivemos bons descontos nos materiais básicos das estruturas, isso foi até dica do gerente da loja, pois trabalhávamos, e não tinha como ficar indo sempre lá, então abrimos uma conta, e o pedreiro pedia os itens, e costumávamos pagar uns R$20.000,00 ou R$14.000,00 por mês, e tudo por transferência bancária, e pedimos para a gerente aumentar o crédito apenas para essa conta do depósito.

    ResponderExcluir
  5. Compramos a parte hidráulica nessa loja, e compensou muito, somente alguns outros itens de acabamento que compramos em lojas especializadas, e fazíamos umas 3 cotações, e pedíamos referencia. Fiz a estrutura do telhado de madeira, e gastei R$7500,00 com madeira Garapa, e gastei R$2000,00 com os portais (11 portais de madeira). Queria muito telha de concreto, mas ia ficar muito caro, e comprei a tradicional, e não lembro direiro, mas gastei quase R$4000,00 para 160 metros quadrados...Lembro que para subir a casa, até a laje, mas sem as madeiras e telhas gastamos de material básico R$35.000,00. Espero que tenha ajudado!!Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses 35 mil de material básico, você diz a casa até a laje e reboco? Eu acho que aqui com 40 mil ou menos também levantamos a casa, até aí tá tranquilo, dinheiro garantido, mas depois vai faltar com certeza, seria tão bom se não precisasse pagar a mão de obra kkkkkkkkkkkk. Muito obrigada pelo esclarecimento. Muito bem explicado.
      Bjooo

      Excluir
  6. Oii Adriana, achei barato o m² ai na sua cidade. Tem lugares realmente bem mais caros.
    Que bom que tem alguém da família e de confiança para fazer, porque pagar gente de fora ainda corre o risco de muito estresse.
    Beijos
    www.ideiasemcasa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia, isso que ainda queria mais barato rsrsrsrsrss.
      Verdade, alguém da família e de confiação faz diferença, mas também as vezes é da família e incomoda tbm hahahhahaha. Mas esse tenho certeza que será ótima a escolha.
      Bjos

      Excluir
  7. Oi Adriana!

    Força na "peruca", amiga rsrssr
    De obra só entendo a parte de decorar!!

    Beijinhos

    E Boa sorte!

    www.donadecasamoderna.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine, vou precisar de muita força viu rsrsrsrsrs.
      Bjuu

      Excluir
  8. Ola!
    Nossa, essa questão de valores é complicado né, vejo pelas conversas que cada região é uma coisa. Eu paguei 330 reais o m2 para o pedreiro, mas ele não fez/fará o acabamento. Para o pedreiro de acabamento estou pagando 25 reais por m2. Então a minha casa esta saindo à 355 reais o M2.
    Minha casa tem 210 m2 contando piscina etc, e o planejamento é gastar 300 mil, Uma media de 1500 M2. Isso aqui para bauru em casa de alto padrão ainda não é tão caro.
    A primeira casina, que construi em 2014, tinha 140m2 como a sua, gastei 160 mil já com os planejados! Nessa primeira casa economizei um pouco em relação ao acabamento, mas fiz com porcelanato, laminado, gesso com sanca, iluminação de led etc, uma casa boa que valorizou bem.
    Acho que com 160 mil você constrói uma excelente casa!
    Um beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naaaa. Eu acho que com 160 mil também faço uma casa bacana,apesar de tudo ter aumentado. No nosso caso, o acabamento já tá incluso no valor do m² também, tudo incluso, tá um preço bacana até, mais dó o coração de pensar de 40 mil é só com mão de obra.
      Bjoooo

      Excluir
  9. Uma boa alternativa para estimar custos com obra é procurar o site do Sinduscon do seu estado e se familiarizar com um índice chamado CUB, dado em R$/m² de construção. Tem algumas limitações, não inclui fundações, fechamentos, projetos, sistemas mais complexos e etc, mas fornece um um referencial bastante interessante. Muito importante é verificar o que está no valor do m² da mão de obra que vai contratar, para depois não aparecer surpresas que com conhecidos fica ainda mais difícil de contornar. Se quiser visitar meu blog fiz um post sobre contratação de MDO há algumas semanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme. Vou conferir suas dicas rsrs, passarei no seu blog também. Obrigada pelas dicas.
      Abraços.

      Excluir